top of page

Tomate 

Solanum lycopersicum

 

O tomate pertence à família Solanaceae, a mesma do pimentão, jiló, berinjela e batata, mas diferente do que muitos pensam, ele não se trata de uma hortaliça. Na verdade, ele é um fruto gerado a partir da fecundação da flor do tomateiro (Lycopersicon Esculentum). Polpa carnosa, suculenta e cheia de sementes são algumas características presentes neste fruto que, dentre outras finalidades, é bastante usado em saladas, purês, geleias e sucos.

 

  • Informações Nutricionais

 

 

 

 

 

  • Benefícios

 

O tomate é rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, o consumo regular da fruta diminui o risco de câncer de próstata. Além do licopeno, o tomate contém vitaminas A, B e C, e sais minerais como fósforo, ferro e potássio. Por possuir baixo valor calórico o tomate é indicado em dietas nutricionais.

  • Tipos

 

Existem os mais diversos tipos de tomate com tamanho, sabor e coloração diferentes. Dentre os mais comuns encontrados nos supermercados, podemos citar os relacionados abaixo.

 

- Holandês

- Cereja

- Caqui

- Italiano

- Débora

- Carmen

- Sweet Grape

- Momotaro

 

  • Gastronomia

 

O Tomate é utilizado em vários pratos culinários, além de seu consumo in natura. Dentre os mais típicos, podem-se destacar os mais variados molhos, que geralmente compõem as receitas italianas, sucos, sanduíches e o próprio tomate seco.

 

  • Produção

 

A produção agrícola de tomate no Brasil é bastante desenvolvida, tendo maior importância na economia do Sudeste e Centro-Oeste. Nesta região estão localizadas as maiores empresas de processamento do fruto.

 

A partir de 1995, a produção industrial de tomate saltou 29 %, com o desenvolvimento de novos derivados como sopas, sucos, tomates dos mais diversos tipos, molhos e o desenvolvimento das redes de fast-food, com crescimento baseado na busca de maior qualidade, o que trouxe boas oportunidades ao setor.

 

Estima-se que a produção anual brasileira do tomate seja de três milhões de toneladas, dos quais dois milhões de toneladas, ou cerca de 77 % da produção no Brasil, seja para seu consumo in natura, sendo o restante utilizado para o processamento de sua polpa, normalmente feito a partir de tomates rasteiros (SEADE, 2003). Os principais estados brasileiros, responsáveis por esta produção são Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

 

 

Referências: [1] Emedix - emedix.uol.com.br;

                       [2] Wikipédia;

 

bottom of page