top of page

Abobrinha

Cucurbita pepo & cucurbita moschata

 

A abobrinha é um fruto imaturo de formato longo e cilíndrico semelhante a um pepino. Este fruto é um membro da família Cucurbitaceae da qual fazem parte mais de 700 espécies, incluindo os melões e as melancias. Originária das Américas (do sul dos Estados Unidos ao Peru) a abobrinha é cultivada em várias partes do mundo. No Brasil é cultivada o ano inteiro nas regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

 

  • Informações Nutricionais

 

 

 

 

 

  • Tipos

 

No Brasil, há duas espécies da hortaliça, ambas de formato cilíndrico e pertencentes à família das cucurbitáceas. São elas:

 

- Abobrinha Italiana;

- Abobrinha menina-brasileira.

 

De porte pequeno, a abobrinha italiana (Cucurbita pepo) tem crescimento rápido e precoce. Já a menina-brasileira (C. moschata) apresenta desenvolvimento variado. As cores são diversas, porém a verde-clara é a mais procurada entre as opções oferecidas no varejo.

 

 

  • Gastronomia

 

Presente no cardápio de muitos brasileiros a abobrinha é muito apreciada pelo seu sabor, pela sua textura leve e por ser um alimento de baixo valor calórico. Geralmente as abobrinhas são consumidas cruas em saladas, como também cozidas, refogadas, assadas, grelhadas, fritas e incorporadas em outras receitas para o preparo de suflês, pudins, doces, etc.

 

  • Produção

 

No Brasil é cultivada o ano inteiro nas regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Na região sul, o cultivo somente é feito a partir de agosto. 

 

Referências:  [1] InfoEscola,www.infoescola.com/frutas/abobrinha;

                        [2] Gazeta de Beirute, www.gazetadebeirute.com/2013/02/beneficios-e-propriedades-da-abobrinha.html

 

 

 

  • Benefícios

 

A abobrinha esconde muitos benefícios a saúde. Um deles é a capacidade de controlar a hipertensão, graças à grande quantidade de potássio. O potássio garante a elasticidade das artérias, contribuindo para que a pressão arterial fique equilibrada.

 

Esse alimento é também um aliado do coração e dá uma força extra aos ossos. E a gente pensando que ela era o legume mais sem graça do mundo.


Ainda, por ser rica em fibras, assegura ao intestino um bom funcionamento, evitando a prisão de ventre e diminuindo o risco de alguns tipos de câncer.
 

bottom of page