top of page

Pepino

 Cucumis sativus L.

 

Originário da África ou mais provavelmente da Índia e pertencente à família Cucurbitaceae, o pepino foi o prato predileto dos antigos hebreus. É uma hortaliça anual muito popular, cultivada no Brasil desde o século XVI, consumida na forma natural e de picles, havendo cultivares distintas de acordo com a finalidade. 

 

  • Informações Nutricionais

  • Benefícios 

 

Fonte de sais mineriais, principalmente cálcio , fósforo e ferro, e de vitaminas A, do complexo B e C e selênio, o pepino é um bom alimento para ser incluído na dieta diária. A riqueza do pepino está em sua casca verde, onde se concentram enxofre, enzimas esais mineirais. Auxilia na formação de ossos e dentes e no crescimento e desenvolvimento de cabelos e unhas. Diz a sabedoria popular que o suco de pepino tem ação purificadora da pele e que misturado com mel é excelente para combater as enfermidades de garganta.  

  • Tipos

 

As cultivares e híbridos de pepino diferenciam-se pelo seu consumo na forma natural (principalmente em saladas) e em conserva. Os pepinos do tipo salada são classificados em quatro tipos:

 

- Caipira;

- Aodai;

- Japonês;

- Holandês.

 

Já os pepinos do tipo Conserva têm o fruto mais tenro e menores. Existem vários cultivares, como a Marinda, Anuschka, Premium Cross, Safira, Colônia, dentre outros. 

 

  • Produção 

 

A produção mineira de pepino possui uma produtividade média de 29 t/ha. Essa produção vem crescendo ao longo dos anos decorrente de progressos nas áreas de pesquisa e tecnologia. Os principais municípios produtores são Mateus Leme e Tocantins (Regiões Central e Zona da Mata,

respectivamente). 

 

Referências: [1] VENZON, Medelaine; DE PAULA JÚNIOR, Trazilbo José, 101 Culturas - Manual de Tecnologias Agrícolas, Epamig, 2007.

bottom of page