top of page

Eucalipto

Eucalyptus spp.

 

Árvore da família das Mirtáceas, o eucalipto  é nativo da Oceania, onde é a espécie dominante da flora local. O gênero Eucalyptus compreende aproximadamente 730 espécies, o que possibilita a adaptação ampla em diversos ambientes. O eucalipto compreende todas as plantas do gênero Eucalyptus e as plantas dos gêneros Angophora (apples) e Corymbia (bloodwoods), este último recentemente reescrito. Os plantios em larga escala no mundo estão concentrados em poucas espécies. Em termos de crescimento e propriedades desejáveis da madeira para atender o setor industrial, apenas 12 espécies vêm sendo utilizadas com mais intensidade. 

 

  • Características e produção

 

O emprego industrial da madeira de eucalipto no Brasil tem sido marcante, com plantações estabelecidas para a produção de celulose, papel e carvão vegetal, como forma alternativa de substituição do carvão mineral nas siderurgias. Também, presta-se à fabricação de lâminas e compensados de madeira e painéis de madeira reconstituída, tais como os aglomerados de madeira, as chapoas de fibras "MDF" (fibras de média densidade) e "OSB" (painel de partículas orientadas), além de madeira serrada. 

 

Atualmente, o Brasil possui a melhor tecnologia de implantação, condução e colheita de florestas de eucalipto.

 

 

 

 

 

Referências: [1] VENZON, Medelaine; DE PAULA JÚNIOR, Trazilbo José, 101 Culturas - Manual de Tecnologias Agrícolas, Epamig, 2007.

                       [2] InfoEscola - www.infoescola.com.br

Uma vantagem bastante interessante do eucalipto é a menor retenção de água, permitindo que a água chegue ao solo mais rapidamente, além de diminuir a evaporação para a atmosfera, ao contrário de algumas matas nativas, cujas copas das árvores são mais densas. O fato de suas raízes chegarem até dois metros e meio de profundidade, e assim não chegarem aos lençóis freáticos, as faz consumirem menos água do que uma plantação de cana-de-açúcar ou café, por exemplo.

 

 

Além das excelentes qualidades mecânicas, o eucalipto apresenta ainda retidão no fuste, cor clara, não fendilham e permitem acabamento. Soma-se a isso características como rápido crescimento volumétrico e potencialidade para produzir árvores com boa forma, facilidade a programas de manejo e melhoramento, elevada produção de sementes e facilidade de propagação vegetativa; além de uma ótima adequação aos mais diferentes usos industriais e ampla aceitação no mercado.

 

 

Do eucalipto, ainda pode ser produzido a celulose; extraídos óleos essenciais, com os quais são fabricados produtos de limpeza, alimentícios, perfumes e remédios, tábuas, sarrafos, lambris, ripas, vigas e postes, entre outros produtos.

bottom of page