top of page

Milho

Zea mays

 

O milho, também chamado abati, auati e avati, é um conhecido cereal, cultivado em grande parte do mundo. O milho é extensivamente utilizado como alimento humano ou ração animal, devido às suas qualidades nutricionais. Todas as evidências científicas levam a crer que seja uma planta de origem mexicana, já que a sua domesticação começou há cerca de 7500 a 12000 anos na área central da Mesoamérica. É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos.

 

  • Informações Nutricionais

 

 

 

  • Benefícios

 

O milho é um cereal e, por isso, é rico em carboidratos e uma ótima fonte de energia. Ao contrário do que muitos pensam, mesmo quem está de dieta precisa de doses adequadas deste nutriente, principalmente dos chamados carboidratos complexos, como o milho, que alivia a vontade de comer doces.

 

O ácido fólico presente no milho também é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardíacas por reduzir os níveis de homocisteína. Esta proteína, em excesso, pode causar danos às artérias. Além disso o milho é rico em vitamina B1 (tiamina), conhecida como a vitamina da memória por participar dos impulsos nervosos que fazem as transmissões entre neurônios.

 

 

 

Os benefícios do milho também podem ser constatados quando se trata de beleza. A vitamina A traz mais brilho e vitalidade para a pele, as unhas e os cabelos. Isso se dá pela sua intensa participação na regeneração celular. Vale lembrar que a vitamina A também é uma aliada do bom funcionamento do nosso pulmão.

  • Variedades

 

O milho, em um cenário mais amplo, pode ser classificado de diversas maneiras. Levando-se em conta o grão utilizado no plantio, pode-se encontrar milhos transgênicos, híbridos e convencionais. 

 

Já no âmbito produtivo, as características folhosas e do grão são levadas em consideração para determinar a finalidade da produção: silagem, produção de grãos para animais ou produção do milho verde.

 

Sob as características da espiga, incluindo seu tamanho e sabor, o milho pode ser classificado como doce (próprio para fazer cural, pamonha ou ser degustado in natura - milho verde) ou ?

 

 

  • Gastronomia

 

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no Brasil apenas cinco por cento do milho produzido se destina ao consumo direto humano, sendo a grande maioria destinada ao consumo animal.

 

Ele é a matéria-prima principal de vários pratos da culinária típica brasileira, como canjica, cuscuz, polenta, angu, mingaus, pamonhas, cremes, bolos, pipoca ou simplesmente milho cozido. Na indústria, pode ser usado como componente para a fabricação de rebuçados, biscoitos, pães, chocolates, geleias, sorvetes e maionese.

 

  • Economia

 

O milho tem um alto potencial produtivo e é bastante responsivo à tecnologia. Seu cultivo geralmente é mecanizado, se beneficiando muito de técnicas modernas de plantio e colheita. A produção mundial foi 817 milhões de toneladas em 2009 - mais que o arroz (678 milhões de toneladas) e o trigo (682 milhões de toneladas). O maior produtor mundial são os Estados Unidos. No Brasil, que também é um grande produtor e exportador, o Paraná Ã© o maior estado produtor, com cerca de 27 por cento da produção nacional, seguido de Mato Grosso3 e Minas Gerais.

 

Referências: [1] Emedix - emedix.uol.com.br;

                       [2] Wikipédia;

                       [3] VENZON, Medelaine; DE PAULA JÚNIOR, Trazilbo José, 101 Culturas - Manual de Tecnologias Agrícolas, Epamig, 2007.

 

 

bottom of page